DESAFIOS URBANOS - Esporte, lazer e a revitalização


A recente e lamentável tragédia na área central da cidade de São Paulo, na madrugada do dia em que se celebrou o Dia do Trabalhador, trouxe novamente à tona a importância de ações de revitalização nos centros das grandes cidades. Merecem, portanto, considerações elogiosas as ações de parte da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, colocando à disposição da população espaços, devidamente reformados, próximos ao Centro da nossa cidade. Áreas que estavam sem uso ou subutilizadas. A urgência por ações práticas de revitalização dessas áreas centrais se sustenta nos anseios e nas necessidades da população, tanto aqueles que por ali circulam como por aqueles cuja sobrevivência acontece entre marquises e espaços que ocupam nessas mesmas áreas. O Centro de Campinas, sede de uma importante região metropolitana, está, há tempos, demandando revitalização. O trabalho realizado na Avenida Francisco Glicério veio nessa perspectiva. Mas ainda há muito por fazer. As ações que permitem colocar espaços a serviço da população, com atividades desportivas e de lazer, respondem a esse desafio. Há prédios abandonados e que poderiam exemplarmente, inclusive por programa bem estabelecido em parcerias público/privado, trazer resultados importantes na dimensão de revitalizar a histórica área central da cidade. Um exemplo, entre outros, está no prédio onde funcionou o Hotel Vitória e um saudoso Centro Cultural, bem próximo ao belo prédio do Palácio da Justiça.

Há vários estudos acadêmicos, em temas culturais, qualidade de vida urbana e fatores sociais diversos, que apontam as muitas razões para o combate à deterioração que assola as áreas centrais das cidades. Citando as ações do município através da secretaria já mencionada, é o que ocorreu com a recente entrega do prédio denominado Galpão dos Lemos, um imóvel histórico de Campinas que passou a ser um Espaço Esportivo Multiuso. A expectativa é que os gestores do espaço mantenham, de forma efetiva, programação para que muita gente utilize continuamente o espaço revigorado. Outra ação alvissareira é a que se anuncia para a Sede Social do Clube Concórdia, ao lado do Viaduto Cury, no Centro, onde já funciona um restaurante com alimentação subsidiada, um benefício social para a população. Cabe lembrar que o Viaduto ali adjacente possuía uma bela praça, cedida para abrigar o Terminal Central. O local, conforme se anuncia, está sendo reformado para a instalação de outra área para esporte e lazer com ginástica para adulto e terceira idade, dança e para prática de lutas. Iniciativa importante do poder público municipal através da Secretaria de Esporte e Lazer. Que se concretizem as perspectivas oficiais, cujas informações dão conta que a obra já está avançada e que brevemente a população campineira poderá contar com um equipamento para viabilizar qualidade de vida pelas atividades desportivas e de lazer.

As áreas centrais dos grandes centros urbanos, como Campinas, têm como desafio o restaurar das suas áreas centrais e do entorno. Ações que resultem em transformar e regenerar espaços urbanos, como os exemplos aqui citados tornam-se fundamentais. Então que aconteçam e que sejam valorizadas e utilizadas pela população. O processo amplo de revitalização traz transformação urbana e pode impactar muito positivamente. Revigorando prédios não utilizados e, consequentemente, para os que ali vivem ou circulam e atraindo outros. E se tais ações devem ser protagonizadas pelo poder público, direta ou indiretamente, devem também ser partilhadas entre os vários atores sociais, organizações e diversificados setores que compõem a cena urbana. Decorrendo de coalizões e movimentos abrangentes, em campos sociais, culturais, desportivos e ambientais, entre tantos outros. E em conexão com a comunidade, a maior interessada no êxito dessas ações. Em especial aqueles, que por viverem em um país socialmente injusto, ficam a mercê de suas fragilidades sociais e humanas em áreas e espaços abandonados. À espera de oportunidades para restauro de suas vidas, outro campo de ação social relevante.

A comunidade pode e deve apoiar com a participação cidadã, utilizando os espaços, fazendo valer as finalidades previstas. Revitalizar, requalificar e reabilitar, como faz a Secretaria campineira, é passo imprescindível. A cidade e sua população ganham em qualidade de vida e na cidadania.

Artigo publicado no jornal Correio Popular - Campinas - 03/05/2018
DESAFIOS URBANOS - Esporte, lazer e a revitalização DESAFIOS URBANOS - Esporte, lazer e a revitalização Reviewed by Edison Lins on 09:51 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.