NOVO ANO - A vida nas capas do Correio


Um novo ano se apresenta. E a etapa 2018 trará, naturalmente, novas oportunidades de melhorias e de superações, em dimensões pessoais e coletivas. 2017 nos deixa marcas. Algumas de especial relevância positiva. O jornal Correio Popular completou nove décadas em setembro de 2017. E, como parte das comemorações, foi lançado um livro de coletâneas, com as capas do jornal ao longo desses 90 anos. Registros da nossa cidade, região metropolitana, país e mundo. Vale a pena ver e ler. Há, além do livro, uma exposição do rico material, capas do tradicional jornal, sendo realizada em locais de grande circulação na cidade. As capas do Correio, importante conjunto e um documento histórico, permitem algumas reflexões, sobre passado, presente e futuro.

Matéria a respeito do evento diz que o trabalho realizou-se ”levando em consideração os fatos mais relevantes para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), sem, é claro, deixar de registrar os principais fatos de impacto nacional e global”. Relevante ser um jornal diário e de forte expressão, há 90 anos, na mais importante cidade do Interior brasileiro, sede de uma pujante região e uma cidade rica em tradições culturais e inovações tecnológicas. É aqui a sede, entre tantos outros exemplos, da mais importante universidade brasileira, a Unicamp, que é notícia nas capas do Correio desde os movimentos da nossa sociedade para a universidade ser instalada aqui. A Unicamp, pelo papel que tem na sociedade cumprindo seu papel de centro de excelência na pesquisa, no ensino e nas ações de extensão, é notícia frequente nas páginas do jornal.

E foram notícias, pelas nove décadas afora, entre outros fatos, a Segunda Guerra Mundial, a tragédia do Cine Rink, a demolição do Teatro Municipal, sobre o AI-5, terrível ato institucional que ratificou e ampliou o alcance, nefasto sob todos os aspectos, da ditadura militar, a chegada do homem à lua, visita da rainha da Inglaterra em nossa cidade, as grandes conquistas futebolísticas da seleção brasileira, o tricampeonato de futebol em 1970, as inesquecíveis conquistas do grande Ayrton Senna, o incêndio do Eldorado, importante centro de compras no coração da cidade. A acirrada disputa entre Guarani e Ponte Preta faz parte das muitas notícias iniciadas pela capa. E, assim, o título de campeão brasileiro do Guarani, os muitos títulos de vice da Ponte Preta, com destaque para o emblemático – e problemático campeonato paulista de 1977. Também estão nas capas do Correio a morte dos prefeitos Magalhães Teixeira, Francisco Amaral, referências de boas gestões da cidade. O assassinato do prefeito Antonio da Costa Santos, um triste fato, ainda não totalmente elucidado. Também foram notícias, infelizmente, situações não positivas que cercaram gestões municipais. A posse de cada prefeito da cidade, ganha manchete no Correio, como forma de documentar para os cidadãos de Campinas, as perspectivas ensejadas e a cobrança para que sejam cumpridas.

Trechos de editoriais, com textos primorosos, usados como base para aulas de produção textual e democracia das ideias expressa em artigos, oportunos e corajosos, também são pontuados nas capas. E tudo isso nos faz olhar para o futuro. Para 2018. Que notícias estarão nas capas do Correio? Se 2017 foi um ano desafiador, com muitos percalços na política e na economia brasileira, com seus impactos em nossa cidade e região, as esperanças se renovam para o novo ano, além do sempre complexo cenário internacional. Se faltou paz no mundo diante de atentados terríveis com lamentáveis perdas de preciosas vidas humanas, a esperança é que em 2018 haja outros sinais. Os tímidos sinais de recuperação econômica, de 2017, se confirmarão? A eleição para Presidente da República, governadores estaduais, assembleias legislativas e Câmara dos deputados, apresentarão de fato a superação das muitas e inaceitáveis decepções que os brasileiros viveram nos últimos tempos? Daremos o troco, no campo do futebol, aos 7x1 que a seleção alemã nos impôs e que trouxe imensa tristeza e desencanto? A Ponte Preta e o Guarani voltarão ao principal cenário do futebol brasileiro? A Educação, desafio maior no processo de desenvolvimento humano passará a ser de fato prioridade? As capas do Correio, já no seu 91º ano, trarão, como documento, as respostas. E a vida seguirá seu rumo e seus desafios. Nas capas do Correio.

Artigo publicado no jornal Correio Popular - Campinas - 03/01/2018
NOVO ANO - A vida nas capas do Correio NOVO ANO - A vida nas capas do Correio Reviewed by Edison Lins on 03:24 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.