Prática solidária contínua



Como tradicionalmente ocorre em finais de ano, foram muitas as ações solidárias, em intensas mobilizações, espalhadas pelo País afora. Em Campinas, também. O Natal, momento emblemático do Cristianismo, amplia o sentimento solidário. E há também expressões solidárias relacionadas a outras religiões e de movimentos sociais ou expressões comunitárias. Momento em que, de forma significativa, o altruísmo avança sobre o egoísmo, e o individualismo cede espaço para o coletivo, ainda que em meio a um exacerbado consumismo. Egoísmo que, infelizmente, prepondera em outros momentos do ano, acentuado por imposições consumistas, utilitárias e de competitividade predatória. Em direção contrária, as ações de solidariedade, promovidas nas empresas, igrejas, clubes e grupos societários diversos, conjunto que na reta final de cada ano manifesta-se positivamente produzindo inclusão social e alegria. A proporção dessas ações, no entanto, diminuiu imediatamente após o período de festas. São esparsas e isoladas as ações que têm continuidade. Assim, o desafio é para que tenha continuidade e se amplie tão necessário movimento. Sem eximir, ou substituir o poder público de suas responsabilidades.

A solidariedade, por sua definição precípua, precisa expressar-se em ações permanentes. Busquemos então referências que nos inspirem. Uma recente reportagem de rádio da nossa cidade mostrou uma atitude exemplar e inspiradora:  o médico urologista Orestes Mazzariol, que abre sua agenda uma vez por semana para homens e mulheres, com idade superior a 50 anos e de baixa renda, que precisam de atendimento na sua especialidade. Pessoas que, sem essa ação, talvez permanecessem como frios números das estatísticas de demanda no quadro complexo da nossa Saúde. O exemplo poderia ser seguido por outros profissionais de diversas áreas. É possível fazer, como o exemplo citado demonstra, a solidariedade ir além do período das festas de fim de ano.

Solidariedade, palavra que vem do francês solidarité, remete para o sentido de responsabilidade recíproca.

Trilhando ainda nas definições etimológica e semântica, solidariedade, também se define como compromisso, umas com as outras e, em rede, se juntam. Sentimento de identificação em relação ao sofrimento ou à necessidade do próximo. Para isso, além de reconhecer a situação, o ato de solidariedade precisa ser acompanhado de intervenção, produzindo reversão ou melhoria da situação identificada. Contrariamente ao mero contemplativo. Tem também caráter de efetiva denúncia quanto às omissões governamentais no campo social. Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, existem dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica. A solidariedade mecânica, segundo ele, expressa a identificação entre indivíduos e promove ligação entre esses  indivíduos.  Esse tipo de solidariedade se manifesta socialmente através da religião, família, dos costumes e tradições, ou seja, aspectos que contribuem para o vínculo social. E a solidariedade orgânica, que também tem como objetivo melhorar o vínculo social, acontece pela divisão social do trabalho. Nesse caso, a diferenciação entre os indivíduos, através do trabalho, resulta na solidariedade, quando existe a interdependência e o reconhecimento que, no processo solidário, todos os que praticam e os que recebem, são importantes.

Ao sairmos de um período, recente, em que brotaram ações práticas de solidariedade alcançando, por exemplo, crianças, idosos, moradores de rua, os que estão em hospitais, com brinquedos, roupas, alimentos ou em apresentações teatrais ou cantos corais, o desafio é dar continuidade a tudo isso. A solidariedade genuína, aquela cujo propósito é alcançar o próximo no momento em que este vive um desafio e que, em outro momento, o solidário, também poderá precisar do mesmo ato. Processo que deve ser incorporado à rotina e não apenas em momentos especiais. Como algo natural do ser humano. Que seja permanente e ampla, a solidariedade.


Artigo publicado no jornal Correio Popular - Campinas - 17/01/2017
Prática solidária contínua Prática solidária contínua Reviewed by Edison Lins on 11:55 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.