Universidade - A escola pública na Unicamp



“Independente da escola, família ou qualquer outra situação, quem faz o futuro é o aluno”, (Vitor Santana Costa, aluno de escola pública, ingressante em Medicina, Unicamp, primeira chamada, entrevistado pelo Correio Popular).

Tem grande importância, em sentido abrangente de desenvolvimento humano, educação como fator relevante, a notícia de que a Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, considerada a melhor universidade brasileira, registrou percentual histórico de alunos oriundos de escolas públicas, aprovados no seu disputado vestibular. Além de antecipar, também supera a meta de 50% estabelecida para 2017. São 1.714, em um total de 3.320 ingressos, representando 51,9% dos que obtiveram a almejada vaga.

As escolas públicas de Ensino Médio podem ser, em grande escala, estaduais, visto ser dos estados a responsabilidade pela oferta da etapa. Podem ainda ser municipais, colégios técnicos ou colégios militares. Aliás, estamos exatamente no ano em que o acesso ao Ensino Médio deveria alcançar a chamada universalidade, isto é, ser acessível a todos. Na Unicamp, o bom resultado, tem relação com o programa de inclusão que a universidade iniciou em 2004, o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social – Paais, o primeiro programa de ação afirmativa, sem cotas, implantado em uma universidade brasileira.

Foi instituído após aprovação no Conselho Universitário da instituição. O referido programa traz motivação para o ingresso de estudantes da rede pública na Unicamp que, certamente, precisam ter bom desempenho nos quesitos acadêmicos do vestibular e considera a diversidade étnica e cultural da nossa sociedade. O crescimento do índice de ingresso de alunos das escolas públicas foi registrado inclusive nos cinco cursos mais concorridos: medicina, arquitetura, midialogia, ciências biológicas e engenharia civil. O fato de que 88,2% dos aprovados em primeira chamada no curso de medicina da Unicamp fizeram o Ensino Médio em escola pública, teve relevante repercussão.

Um dos aprovados em medicina é Vitor Santana Costa, de 16 anos, concluinte do Ensino Médio, em 2015, na escola estadual Prof. Adalberto Prado e Silva, da Vila Costa e Silva, bairro popular de Campinas. Outro exemplo, no curso mais concorrido vem da aluna Ketlyn Guimarães dos Santos, de 19 anos, exaluna da Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Campos Freire Marques, ingressante através do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis), outro importante programa da Unicamp, destinado a incentivar os alunos das escolas públicas, com melhor desempenho no Enem.

Moradora da região do Ouro Verde, bairros operários com seus desafios sociais, galgou a vaga por ter obtido excelente desempenho no Profis, o que já havia ocorrido no Enem, pelo qual ingressou no programa da Unicamp. Os dois exemplos, valendo para outros ingressantes advindos das escolas públicas, mostram compromisso desses alunos com a excelência acadêmica já no percurso escolar anterior. Fator determinante e que os levou ao importante ingresso. Excelência que certamente fará parte dessa nova caminhada. Não poderia ser diferente visto que excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, são marcas consolidadas da Unicamp.

As ações afirmativas são, portanto, absolutamente justas. Os exemplos citados, e há outros, não evidenciam razões para preocupações em quem defende a universidade pública de qualidade. E para que a justiça seja ampliada é preciso que a universidade pública amplie o número de suas vagas. E que haja investimento nas escolas públicas estaduais e municipais. Para que tenhamos mais situações assim, alunos excelentes das escolas públicas ingressando nas nossas excelentes universidades públicas.

Artigo publicado no jornal Correio Popular - Campinas - 11/03/2016

Universidade - A escola pública na Unicamp Universidade - A escola pública na Unicamp Reviewed by Edison Lins on 04:15 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.