Cidade - Revitalização além da Glicério

Finalmente uma ação concreta inicia a revitalização, tão necessária, esperada e reivindicada, do Centro de Campinas. Exatamente na avenida mais importante da área central, a Glicério, o que pode ser emblemático, mas, não pode esgotar-se em si. As áreas centrais dos grandes centros, o que em Campinas não é diferente, sofrem acentuada deterioração. Vários são os fatores, um deles é a completa ausência de espaços culturais. Mas, há também a insegurança diante da crescente violência ou a falta de motivação para que a população valorize a mais importante área dos centros urbanos, normalmente onde a cidade teve seu marco inicial. A ação da atual gestão municipal tem o mérito de desencadear um processo importante, muito prometido e até aqui postergado, mas, que possui contornos mais amplos e complexos que precisam ser incorporados a um cronograma para revitalização, de fato, da área central de Campinas, a mais importante cidade do Interior brasileiro e sede de uma das mais importantes regiões metropolitanas do Brasil.

A pergunta que se impõe é: mas, e além da Glicério? Enquanto transcorre a intervenção nesta importante avenida, que certamente trará grande impacto urbanístico, o que é possível fazer para avançar ainda mais na revitalização? É imperativo que haja outras ações, sem as quais a revitalização deixará a desejar. Embora, a obra iniciada, tenha grande relevância, expressando efetiva realização, indo além da intenção, a sua inspiração suscita reflexões e mostra horizontes. O Centro de Campinas já teve, por exemplo, mais vida cultural. Houve o tempo do saudoso teatro, diversas salas de cinema, cujas salas atraíam público significativo e grandes estreias. Houve ainda o Centro Cultural Vitória. Enfim, a revitalização da área central possibilita outras ações, além da Glicério.

O resgate do centro como espaço de cultura fará sedimentar a revitalização na área central para além da sua principal avenida. Fomentar ações de cultura e de lazer. Salas de cinema podem ter papel de relevância. A reabertura de salas do Cine Topázio, fechado em dezembro, deixando a cidade órfã da exibição sistemática de filmes fora do circuito estritamente comercial, foi pautada. O prédio onde funcionou o Espaço Cultural Vitória está há anos desativado, num dos pontos mais valorizados do Centro. A prefeitura poderia convidar seus proprietários e apoiadores e discutir projeto para aquele espaço. Neste momento há silêncio sobre o projeto Topázio. Que não se confunda a ação aqui proposta com a sala de cinema pleiteada para o MIS — Museu da Imagem e do Som —, que pode vir a ser outro importante espaço. Além da sala de cinema, poderia ampliar o uso do seu valioso espaço para exposições, realização de ciclo de palestras e de debates, oficinas.

É preciso também promover a valorização do rico patrimônio históricocultural existente na área central de Campinas é outro aspecto. Podemos citar o atual prédio do CCLA – Centro de Ciências Letras e Artes —, numa rua que faz esquina com a movimentada Glicério, da mesma forma o imponente prédio da ACL — Academia Campinense de Letras —, localizada em uma área central onde a revitalização se faz urgente. Próximo dela há praças de valor arquitetônico significativo, o tradicional Mercadão campineiro, adjacente a um terminal de ônibus, vasta área central à espera de investimento. O que também ocorre com a extensa área onde se localiza o Terminal Central, talvez a área onde mais se faça necessária, e de forma imediata, uma ação de melhoria. Por ali circulam milhares de pessoas diariamente.

É preciso também aprimorar o suporte e a estrutura para os compradores que frequentam a área central, em especial o corredor da Rua 13 de maio com seus cruzamentos de intenso comércio. Ampliar espaço para estacionamento, instalar banheiros e ampliar áreas de alimentação, são medidas que se fazem necessárias. Melhorias nos espaços de trânsito para os pedestres, incluindo efetiva acessibilidade. Reorganizar e reestruturar os espaços de circulação de veículos, melhorando a sinalização. Melhoria da limpeza nas ruas e nas praças. A Revitalização, para que assim seja, precisa ir além da Glicério.


Artigo publicado no jornal Correio Popular - Campinas - 12/03/2015
Cidade - Revitalização além da Glicério Cidade - Revitalização além da Glicério Reviewed by Edison Lins on 08:03 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.