Desafios a superar



A cidade mais importante do Interior brasileiro, Campinas, completou aniversário, tendo superado, do ponto de vista político, uma das mais terríveis páginas de sua história, com prefeito cassado e, em decorrência, sucessivas alternâncias nesse importante cargo. Passada essa tormenta, e sob uma nova administração, a cidade vive a expectativa de, também, virar a página de seus muitos desafios. Para que a cidade recupere qualidade de vida. Desafios que a cidade pode, por sua história e desenvolvimento, efetivamente superar. São muitos seus desafios, e em diversas áreas: saúde pública, transporte, mobilidade urbana, educação, cultura, revitalização da área central, recuperação e cuidado com ruas e calçadas, praças e parques públicos, entre outros. Com vontade política e objetividade, pela pujança desta grande cidade, o conjunto de problemas pode avançar para soluções. Afinal, Campinas é uma cidade protagonista e inovadora em tecnologia de ponta e no desenvolvimento humano.

Sede da nona maior região metropolitana do Brasil, é composta por 19 municípios, com indicadores econômicos de destaque em níveis estadual e nacional. Seu aeroporto internacional ganha importância cada vez maior no País e fora dele. A cada três toneladas de mercadorias exportadas e importadas, uma passa por Viracopos, que também realiza parte expressiva do fluxo aéreo total de cargas brasileiro. A cidade possui um expressivo e referenciado conjunto de instituições universitárias. É sede de uma das mais importantes universidades públicas brasileiras, a Unicamp, que de acordo com recente ranking internacional, é a única instituição de ensino superior latino-americana na lista das cem melhores universidades com menos de 50 anos. A Unicamp atrai, para Campinas, gente das mais variadas regiões brasileiras e de muitos países na busca do ensino, da pesquisa e de qualificados recursos médicos. Seria possível enumerar, com orgulho, e sem ufanismo, outros indicadores que sempre posicionam a cidade, entre as melhores do País. Avanços que permitem vislumbrar o potencial da cidade para virar a página da lista de muitas questões, tanto as inerentes ao contexto urbano como as do seu entorno. Além dos itens já citados, também gera oportunidades educacionais e profissionais para os jovens.

Há o desafio de revitalizar a área central, algo também há muito esperado, sem sair efetivamente do papel ou das intenções, sempre renovadas nos processos eleitorais. Fazer isso, envolvendo a população e os diversos setores interessados, reveste-se de suma importância, tanto econômica quanto para o resgate da identidade cultural, campo em que Campinas tem contribuições insofismáveis. A degradação de áreas urbanas centrais é um fenômeno bastante comum em cidades que adquirem porte médio ou grande. E Campinas, infelizmente, não fugiu a isso. Raríssimos são os equipamentos culturais, públicos ou não, funcionando na área central. Paradoxalmente há prédios em desuso, que poderiam acolher projetos e ações de expansão cultural para nossa população. Caso do prédio histórico onde já funcionou o Centro Cultural Vitória. Alguns, como o Centro de Ciências Letras e Artes, ou a Academia Campinense de Letras, funcionam de forma heroica. O teatro do Centro de Convivência, rico patrimônio municipal, está hoje desativado, à espera de uma reforma que o devolva para os campineiros, com uma política cultural para os talentos da cidade. Espera-se uma ação ampla, liderada pela prefeitura e que, de fato, ocorra a propalada revitalização da área central com impactos por toda a cidade.


Enfim, que as comemorações de mais um aniversário sejam acompanhadas de medidas efetivas. Para que Campinas recupere algumas de suas conquistas históricas, expressas no seu impressionante desenvolvimento, que dimensiona as perspectivas concretas de superação dos seus atuais desafios. E que no próximo aniversário haja mais o que comemorar.

Artigo publicado no jornal Correio Popular - Campinas - 23/07/2013
Desafios a superar Desafios a superar Reviewed by Edison Lins on 06:49 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.