ENEM - Redação e regras

Estamos em pleno período das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme cronograma divulgado pelo Ministério da Educação e Cultura. O exame deve ocorrer no final do mês de outubro. Projeta-se que entre 4 e 6 milhões alunos da série final do Ensino Médio farão sua inscrição para o exame, de olho no futuro. O Enem é também certificador do Ensino Médio. Os professores, sobretudo os que atuam na etapa conclusiva da educação básica brasileira, certamente estão incentivando os alunos a pautarem o exame como etapa de seus projetos de vida. O Enem tem hoje grande dimensão. Seus avanços ou mazelas repercutem amplamente e produzem impactos nos milhões de alunos que participam do exame. E algo desta dimensão conta com uma logística impar. No seu planejamento, na sua execução e na sua finalização. Nos últimos anos, falhas operacionais têm conturbado o ambiente de um exame que cada vez mais se reveste de importância. E recentemente a mídia divulgou situações inadequadas em redações bem avaliadas.

A importância do exame também se confirmou recentemente, no fato, muito positivo, de o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, anunciar amplamente, antes do início do período das inscrições, medidas de maior rigor na avaliação das redações, parte importante do conjunto que compõe o exame. A atitude do ministro é imprescindível para a necessária credibilidade deste exame ímpar no sistema educacional brasileiro. Os corretores das redações, portanto, possuem relevância especial nesse processo. Espera-se dos mesmos preparo e atenção. Considere-se, ainda, que recursos públicos são investidos nesse trabalho, recursos que também são utilizados em todas as etapas de realização deste importante exame brasileiro. Em artigo publicado no Correio, (Redações, Enem em xeque,12/04, página 02), com intensa e positiva repercussão, sobretudo entre colegas de docência no ensino médio, defendi esclarecimentos e providências quanto aos problemas de inserções, em textos bem avaliados, de candidatos, que inseriram elementos aleatórios ao tema proposto e também com impropriedades gramaticais, mesmo considerando as situações de variação linguística, elementos de uso coloquial da língua, oralidade, elementos previstos e trabalhados no currículo, visando dimensionar ao aluno as múltiplas possibilidades de uso da língua em processos de comunicação. Dimensionamento importante inclusive para a quebra de preconceitos linguísticos. Entretanto, o parâmetro para as redações do Enem, é o português da norma culta. Enfatize-se, em tais considerações, a importância do exame em pauta. É seguramente, por sua dimensão quantitativa, um dos maiores exames do mundo. Em aspectos qualitativos, ao exame que teve início em 1998, em conjunto de indicadores avaliativos, foram sendo incorporados status de exame selecionador para ingresso em instituições de ensino superior, o que agrega motivação e incentivo para que os alunos dele participem. A possibilidade objetiva de ingresso no ensino superior é fortíssimo fator de estímulo. Afinal o resultado do Enem pode significar o almejado acesso às vagas em instituições de ensino superior, particulares e públicas, como forma complementar nos processos seletivos, além de bolsa parcial ou integral no ProUni – Programa Universidade Para Todos.

O Enem tem provocado revisões na ação pedagógica das escolas do Ensino Médio, é fator relevante no esforço pela democratização do acesso ao Ensino Superior, e isso concorre como consequência, para a melhoria da qualidade na educação básica brasileira. Portanto, regras na redação devem pautar, com o devido rigor e atenção, aqueles que assumem a importante tarefa de avaliá-las, pra que o Enem seja ainda mais valorizado, tanto em seus objetivos específicos, como nos impactos que desencadeia. Em especial no alunado do final do Ensino Médio, etapa desafiadora da educação básica brasileira. Todos os atores que participam do Enem devem levá-lo a sério, inclusive na observância rigorosa das regras na correção das redações.

Artigo publicado no jornal Correio Popular - Campinas - 19/05/2013
ENEM - Redação e regras ENEM - Redação e regras Reviewed by Edison Lins on 06:05 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.