SOCIEDADE - A força do voluntariado




"... A desigualdade social é grande. Os esforços que estão sendo feitos precisam ser valorizados para que gerem outros ainda maiores". (Zilda Arns)

A prática do voluntariado é algo que a sociedade precisa, cada vez mais, conhecer e aderir. Seus resultados, tanto quantitativos como qualitativamente mensuráveis, relacionam-se fortemente com a solidariedade humana. Produz efeitos positivos diversos, tanto para quem o faz como para quem é beneficiário do gesto.

E para que o voluntariado seja alcançado e se efetive é preciso destacar as muitas experiências, tanto as de impactos e dimensões nacionais, como as locais. É, afinal, o voluntariado uma forte expressão da cidadania participativa. Faz diferença diante dos muitos desafios sociais que precisam ser superados. Não se trata, no entanto, de substituir responsabilidades do setor público, que na verdade é desafiado, também pelos atos voluntários da população, a fazer sua parte ou ser parceiro em muitas dessas ações. Aliás, as forças voluntárias que atuam na sociedade trazem melhores resultados quando os serviços públicos funcionam bem tanto na qualidade como na acessibilidade. A participação da comunidade nos conselhos de políticas públicas, por exemplo é, além de expressão do voluntariado, também um ato para a mobilização social, que o voluntariado integra. Não se pode nunca desconsiderar esta força motivadora na batalha pela eliminação da desigualdade social brasileira nos mais diversos indicadores, tais como saúde e educação.

Há práticas voluntárias que impactam o País. Caso da ação voluntária, de dimensão nacional, a Pastoral da Criança, com o intenso envolvimento da saudosa e grande mulher, Zilda Arns que, entre outras ações decorrentes da prática do voluntariado, promoveu sensível queda na mortalidade infantil utilizando-se de uma solução caseira bem aplicada e corretamente disseminada num percurso que começa pela assistência à mãe gestante. A valorosa mulher deixou também marcas importantes para o segmento idoso. O voluntariado também se realiza localmente. E aqui um exemplo, dentre outros que, seguramente, ocorrem para que como referência sejam inspirações para outros atos.

Em um recente sábado de manhã, fui testemunha de uma ação de voluntariado para melhorias em uma escola pública localizada na periferia de Campinas. Locais em que a imensa desigualdade social brasileira se mostra e faz pautar a busca de superação de muitos desafios. E na perspectiva de superação atos voluntários precisam ser replicados. Tem forte significado, portanto, promover melhoria em uma escola pública. O exemplo citado ocorreu na EE Prof. Bernardo Caro, do Residencial Vila Olímpia, localizada na divisa Campinas-Sumaré. Os voluntários, naquela manhã, foram as gestoras da unidade escolar, um policial militar que lidera outras ações para a comunidade, além de voluntários ligadas a uma comunidade de fé.

Ações voluntárias sustentaram a ação, tais como, doação de material para viabilizar pintura e outros reparos. Tal trabalho voluntário, trará benefícios importantes na retomada do segundo semestre letivo. Os alunos serão acolhidos com um ambiente significativamente melhorado. Será possível trabalhar com eles a importância de cuidar da escola que os acolhe, com autoestima reforçada diante de novos visuais da escola. E incentivando o voluntariado. A adesão ao voluntariado requer primeiramente um olhar para a comunidade adjacente, sem perder a sintonia com ações de dimensões mais amplas. Olhar também para as instituições próximas que necessitam da força de voluntários: organizações sociais para os diversos segmentos da população, hospitais, igrejas, escolas, centros e associações comunitários, etc. Requer a disposição doar um pouco de tempo e a adesão para trabalhar integrando-se a outros que olham para o próximo na busca de igualdades de condições de vida, com melhorias e avanços sociais.

E assim a força do voluntariado torna-se impressionante força de transformação social. Se na realidade social brasileira não faltam situações sociais a serem radicalmente superadas, que tal realidade possa se transformar com atitudes voluntariamente transformadoras.

Artigo publicado no jornal Correio Popular - Campinas - 27/07/2019
SOCIEDADE - A força do voluntariado SOCIEDADE - A força do voluntariado Reviewed by Edison Lins on 10:21 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.