Boas práticas nas escolas

Educação é sempre tema de grande importância e forte dimensão social. Diariamente é pauta obrigatória dos meios de comunicação. Frequentemente são divulgados situações e indicadores demonstrando que muita coisa, em um campo tão decisivo para a sociedade, vai muito mal. Estamos distantes de sermos a pátria educadora. É um tema que também se faz relevante na pauta política e aqui, na maioria das vezes, em expressões de ocasião, demagógicas, oportunistas, compromissos não cumpridos, enfim, postulações desprovidas de efetivo compromisso com a melhoria da educação. Mas, nem tudo vai mal. Em meio a tantas complexidades, há ideias, pensamentos, enfim, vida ativa e dinâmica nas escolas. Há professores, alunos e equipes gestoras que realizam ações de forte impacto qualitativo. Também há eventos que dimensionam aspectos bastante positivos. Dois eventos recentes, de grande importância, promoveram a divulgação e o reconhecimento de boas práticas educacionais, através de qualificados projetos e ações desenvolvidas nas escolas de Campinas.

O projeto Experiência 10, ação do Correio Escola Multimídia, do Grupo RAC, recebeu quarenta inscrições de projetos de escolas públicas e particulares. Desses, foram selecionados doze projetos, seis de cada um dos segmentos. Trabalhos de excelência educacional, originalidade e criatividade, entre outros quesitos qualificadores. Impressionam ao representarem a busca, por parte dos professores que mobilizam os alunos e outros atores sociais da escola, pela efetiva melhoria da educação, promovendo o envolvimento da comunidade escolar e seu entorno. Podem ser replicados por outras escolas, além de motivar para que novos projetos sejam desenvolvidos e apresentados na próxima edição desse significativo projeto, já na quinta edição. Destaque, em um conjunto diferenciado, para um projeto desenvolvido na EE Elvira Pardo de Meo Muraro, do Jardim Florence I. O projeto da professora de Ciências, Cristiani de Melo Pontes Nakao, desenvolvido em parceria com a coordenadora pedagógica da escola desenvolveu com alunos do 8º ano, protótipo de um sistema de tratamento de água que pode ser implantado em residências, com economia e simplicidade, usando substância retirada da casca de laranja. Que os gestores públicos e as forças comunitárias possam fazê-lo multiplicar. O destaque, no segmento das escolas particulares, é para o projeto de um trio de professores, Vera Silva de Oliveira, Heldis Silveira Santos e Jocimara Simões Korts, do Liceu Nossa Senhora Auxiliadora, que desenvolveram uma dinâmica, partindo de discussão sobre sexualidade e reprodução humana nas aulas de ciências. Por uma semana, cuidando de um ovo, os alunos vivenciaram, de forma simulada, a vida de pais. Foi possível, nessa vivência teórica, discutir ainda a gravidez na adolescência e questões de gênero, e a responsabilidade da maternidade e paternidade, temas desafiadores.

Outro importante evento, em segunda edição, reuniu centenas de professores e gestores da Diretoria de Ensino Campinas Leste, num dos auditórios da Unicamp. Cada uma das dezenas de escolas que compõem a referida diretoria de ensino apresentaram oitenta projetos que evidenciaram boas práticas no cotidiano da escola. Projetos selecionados pelas próprias unidades escolares, abrangendo todas as séries e, consequentemente, as diversas faixas etárias. Pelo processo de indicação, o conjunto já mereceu destaque. Todas as áreas do conhecimento foram representadas pelas dezenas de projetos. Um verdadeiro painel de aprendizagem, diversificado e inclusivo. Humanidades, linguagem, matemática, sustentabilidade, conceitos e atitudes que levam à construção de uma cidadania participativa, incentivando o protagonismo dos alunos. Evento que tem em escolas públicas a sua base. E que merece aplausos, apoio, incentivo e esforço de outras diretorias de ensino, espalhadas pelo estado, para a replicação. O seminário, como fator de reconhecimento e de incentivo, trouxe ainda um excelente conjunto de palestras, abordando temas de interesse dos docentes e das comunidades escolares, permitindo saudáveis reflexões.

Dois eventos. Duplo e justo reconhecimento ao mérito pessoal e ao envolvimento que, interagindo com vários atores, resulta em boas práticas nas escolas. Públicas e particulares. Pois bem, nem tudo vai mal na educação.


Artigo publicado no jornal Correio Popular - Campinas - 28/11/2015

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